Apresentação


Logomarca do colóquio de extensão

APRESENTAÇÃO

O II Fórum de Extensão do Oeste Potiguar, o VIII Colóquio de Extensão da UERN e o I Salão de Extensão pretendem, no período de 15 e 17 de dezembro de 2015, debater o tema “Desafios da curricularização”. Os eventos serão realizados através da articulação entre a Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), considerando a necessidade evidenciada pelos pró-reitores de se cumprir o preceito da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e a curricularização das ações de Extensão Universitária. A realização dos eventos em conjunto confirma um termo de cooperação entre as instituições que se propõem a discutir sobre os desafios e perspectivas para a extensão universitária com atenção especial para as políticas governamentais de fomento e apoio ao desenvolvimento da Extensão Potiguar, além de possíveis parcerias com o terceiro setor, respeitando os princípios éticos e legais que norteiam a ação no âmbito da Educação e das ações de extensão das instituições públicas. Os eventos preveem a apresentação de trabalhos oriundos das atividades de extensão que são executadas na região e ampla discussão a respeito da efetiva curricularização da extensão.      

 

CONTRIBUIÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS

 

A Extensão é, por natureza, de vocação transformadora da realidade social, cultural e ambiental. Demanda uma ação de pesquisa, que pode ser chamada de pesquisa-ação ou de observação. Envolve a todos, comunidade universitária e comunidade onde está inserida a Universidade, num processo de troca de saberes. Os saberes e conhecimentos adquiridos, bem como as tecnologias produzidas, fomentam resultados coletivos sempre e quando são transferidos sob os princípios da responsabilidade, cooperação, solidariedade, racionalidade e da inclusão. Mediante isto, o II Fórum de Extensão do Oeste Potiguar, o VIII Colóquio de Extensão e o I Salão de Extensão visam à troca de experiências e a divulgação de trabalhos desenvolvidos junto às comunidades e contará com a participação de representantes de instituições públicas e privadas interessados em programas de extensão, está aberto a Instituições de Ensino Superior (IES), Organizações Não Governamentais (ONG’s), Órgãos Governamentais que se interessem pelo tema. Espera-se a participação de aproximadamente 150 pessoas dentre elas estudantes de graduação, bolsistas e voluntários programa de Bolsas de Extensão, e do PROEXT/MEC/SEsu que apresentarão resultados das atividades desenvolvidas; Docentes orientadores e avaliadores dos planos de trabalho dos estudantes vinculados aos projetos e programas e ainda outros servidores que coordenam ações de extensão; e estudantes de graduação com ou sem vínculos com projetos e programas de pesquisa ou de extensão, que participarão na condição de apresentadores ou ouvintes; comunidade de servidores da UFERSA, UERN e IFRN e comunidade externa, sujeitos das ações dos projetos.

 

 

FINALIDADE

Fortalecer a política de Extensão Universitária no Rio Grande do Norte, sobretudo em seu interior, visando maior interação entre as potencialidades da Universidade e as demandas sociais.

assinaturas