Grupos Musicais


   


 

São grupos criados através de portarias expedidas do Gabinete da Reitoria oficializando cada grupo. São geralmente formados por professores e alunos do Conservatório ou alunos e funcionários da UERN com o objetivo de fazer música nas suas mais diversas formas propiciando a prática de conjunto efetiva e a interação com o público, desenvolvendo o gosto pela música, práticas musicais diversas, seja como executante ou ouvinte.

 

CORAL UERN “JOSAFÁ INÁCIO DA COSTA”

 O Coral UERN começou a atuar em 1988 sendo seus componentes alunos, professores e técnicos-administrativo da Universidade, e só foi oficializado em 03 de junho de 1998 através da Portaria nº 1.139/98-GR, com a denominação de Coral da UERN, sendo diretamente subordinado ao Conservatório de Música D'alva Stella Nogueira Freire, através de seu regente e em obediência ao Regimento Geral.


Seu objetivo é divulgar um repertório Coral universal com especial atenção à música coral brasileira, e ainda representar a Universidade em festivais, concertos e recitais no país e no exterior.

Coral Josafá Inácio da Costa


É constituído por professores, técnicos administrativos e, prioritariamente, por alunos do próprio Conservatório. A administração é exercida a nível de execução, pelo seu regente e a nível de direção superior pelo Conservatório de Música, em cumprimento ao Regimento Geral.


Em 23 de agosto de 2005 recebeu o nome de Coral UERN Prof. Josafá Inácio da Costa (seu 1º Regente), através da Portaria Nº 4.253/2005-GR. A partir de 1998 a regência ficou com o Maestro Gideão Lima da Silva.


O coral faz, em média, 30 apresentações ao ano, nos mais diversificados eventos da Universidade e a convite de outras instituições como: Missas solenes e em ação de graças, casamentos, atos ecumênicos, projetos, etc. Dispõe também da gravação de um CD com músicas inéditas, de compositores de nossa cidade.

 

GRUPO DE CHORINHO “INGÊNUO”:

  Grupo de Chorinho - Formação Atual

 

Oficializado pela Portaria n.º 4247/2005 – GR/UERN em 23 de agosto de 2005. O Conservatório de Música D’alva Stella Nogueira Freire da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, vem há duas décadas com apresentações em praça pública, do Grupo de Chorinho “Ingênuo”, nosso primeiro grupo instrumental, o qual desenvolveu projetos culturais, tais como: Música nas Igrejas, projeto seis e meia e Chorando na Praça. Este, de cunho didático, enfatizando as origens do Chorinho, seus principais compositores, instrumentistas e instrumentos típicos, com objetivo de divulgar o trabalho do Grupo, bem como, deste gênero musical esquecido pela mídia. O repertório do grupo traz compositores renomados no cenário chorístico tais como; Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, K-Ximbinho dentre outros, como também a valorização e execução de músicas dos compositores da cidade Mossoró e região.


Atualmente o grupo idealizou e pôs em atividade o projeto Choro da Tarde, onde apresentações quinzenais são realizadas as quintas feiras, no memorial da resistência, sempre no final da tarde. Outro projeto de extrema relevância é a gravação do primeiro CD do Grupo em questão, denominado “Chorando com Chiquinha e Ernesto”, (Homenagem a Chiquinha Gonzaga /Ernesto Nazareth), que por sua vez, já está na fase de elaboração. O referido grupo está consolidado em nosso cenário musical, fazendo apresentações em todos os grandes eventos da UERN e em Campi avançados da capital e interiores do Estado do Rio Grande do Norte, além de ter se apresentado nos Estados da Paraíba e Ceará.

 

 CAMERATA DE CORDAS ISAC RUFINO DE ARAÚJO:

 

 Camerata Isac Rufino

 

Oficializada pela Portaria nº 4658/2005-GR/UERN em 01 de setembro de 2005. A Camerata de Cordas, vinculada ao Conservatório de Música D’Alva Stella Nogueira Freire, teve em sua formação inicial cinco componentes, com a perspectiva de reunir alguns alunos de violino e iniciar o estudo de música de câmara, como forma de incentivar os participantes e estimular o interesse pelo estudo. Formada por alunos voluntários do Conservatório e convidados, sob a coordenação do Professor Isac Araújo, a Camerata de Cordas evidencia um trabalho inédito no interior do estado, tem com o objetivo de divulgar os instrumentos da família do violino e despertar o interesse pelo estudo destes instrumentos, possibilitando novas perspectivas para os jovens, além de criar um ambiente propício a formação de uma orquestra.

Faz apresentações no âmbito da UERN e por ser composta por voluntários, cobra um cachê quando se apresenta fora da Universidade.

O repertório abrange música erudita, música popular brasileira, nordestina, temas famosos e trilhas sonoras. Já fez diversas apresentações importantes em Mossoró, Natal e outras cidades potiguares. Para desenvolver a apreciação musical e formação de platéia, realiza apresentações didáticas enfocando aspectos relacionados aos instrumentos de orquestra e a execução do repertório erudito e popular. Atualmente 12 componentes integram a Camerata.

 

GRUPO DE FLAUTAS"SEBASTIÃO ARAÚJO ALVES DAS GRAÇAS"- SAAG:

 

Foi oficializado pela Portaria n.º 4656/2005-GR/UERN em 01 de setembro de 2005. O grupo tem por objetivo divulgar e promover a música instrumental através da flauta transversal.

O repertório do SAAG é composto por vários gêneros da Música Brasileira como o choro, bossa, música regional nordestina e samba; interpretando músicas dos compositores que tem destaque no cenário musical brasileiro: Milton Nascimento, Luiz Gonzaga, Toquinho, Sivuca, Tom Jobim, Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga.

 

Grupo de Flautas Sebastião Araújo das Graças

A formação instrumental é composta de 4 flautistas e 1 violonista: Hallyson Dantas (coordenador), Lucas Sales, Leopoldo Galtieri, Artur Góis (flautistas) e Ronildo Freire (violão). O SAAG está em atividade desde o ano de 1993 e desde então vem realizando apresentações musicais em grandes eventos da UERN bem como para outras instituições.

 

BIG BAND “JOÃO BATISTA DE SOUZA”:

 

Foi oficializado pela Portaria nº 4251/2005-GR/UERN em 23 de agosto de 2005. A criação da BIG BAND, surgiu de uma tentativa pioneira e bem sucedida do Conservatório de Música D'Alva Stella Nogueira Freire da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Com apenas 4 anos de formação, tem sido uma boa experiência com alcance dos seus objetivos. A atuação dos nossos alunos, em conjunto, além de ser mais estimulante; desenvolve o reflexo, a afinação, a interpretação, a articulação, a apresentação em público, e propicia a percepção imediata vencendo a deficiência técnica, musical e artística.

Big Band João Batista de Souza

O trabalho desenvolvido pela BIG BAND João Batista de Souza, possibilita, o resgate de arranjos específicos para a música popular brasileira de todos os tempos, dando uma característica personalizada a esse trabalho, assim como a abertura de um novo espaço para a apresentação de obras e de arranjos inéditos de compositores e arranjadores consagrados e iniciantes. Assim, a BIG BAND Professor João Batista de Souza tem por meta proporcionar aos alunos, uma prática musical de conjunto diferente dos grupos já existentes, como também, uma prática da linguagem do Jazz, do Rock, do Mambo e da Música Popular Brasileira.

 

GRUPO DE SOPROS:

 

Grupo de Sopros

 

Com portaria de n.º 918/2008 – GR/UERN, em 19 de fevereiro de 2008. Foi criado em caráter de emergência para abrilhantar uma exposição de Arte do Artísta Plástico Newton Navarro sob a direção do SESC, que aconteceu em Mossoró na Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes. Solicitado um grupo de sopros, recorremos aos componentes da Big Band, que se prontificaram, tendo a direção de José Robson. Passaram um repertório para quatro instrumentistas e assim foi criado, hoje consta de 05 componentes.

 

GRUPO DE VIOLÕES FLÁVIO ROBSON ALÍPIO DE SOUZA

Oficializado desde 01 de setembro de 2005, o Grupo de Violões é vinculado ao Conservatório de Música D’Alva Stella Nogueira Freire, teve em sua formação inicial com quatro componentes, com a perspectiva de reunir alguns alunos de violão e iniciar o estudo de música de câmara, como forma de incentivar os participantes e estimular o interesse pelo estudo. Formada por alunos voluntários do Conservatório e convidados, sob a coordenação do Professor Flávio Robson, o Grupo de Violões desenvolveu um trabalho importante com o objetivo de despertar o interesse pelo estudo do violão. Atualmente o Grupo está temporariamente sem desenvolver atividades.

 

 

 


 

 


Atualizado por: Evandro Hallyson Dantas Pereira em 08/04/2016 (Setor para Contato: FALA - Departamento de Artes )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Rua Doutor Almino Afonso, s/n, Centro - Mossoró/RN | 59600-000 | conservatorio@uern.br | (84)3315-2125
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^