FESTUERN 2013


                                                  Logo

Realização

Patrocínio

Apoio

Apresentação

O Festival Escolar de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – FESTUERN é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da UERN desde o ano 2003. Objetiva promover, difundir e divulgar as manifestações artístico-culturais, como bem social indispensável na formação integral da pessoa humana a partir da valorização da escola e da universidade como espaço de produção de cultura e conhecimento.

A motivação para a realização deste projeto arte educador direcionado as escolas públicas estaduais, municipais de ensino fundamental e médio do Estado do Rio Grande do Norte, apoia-se no papel preponderante que tem a universidade pública no processo de descentralização e de ampliação do sistema cultural, constituindo uma rede de instituições que inclua a comunidade universitária: discentes, docentes e técnicos administrativos, e a comunidade do seu entorno, de modo especial, os educadores e estudantes do Sistema Público de Ensino, ampliando e potencializando a capacidade de intervenção criativa e legitimando a escola como espaço privilegiado para formação cultural e cidadã como bens indispensáveis a formação integral da pessoa humana.

O FESTUERN é um projeto de extensão universitária que promove arte educação levando o teatro para a sala de aula. O projeto oportuniza as escolas públicas do Estado, a formação de professores para que se utilize do teatro como ferramenta pedagógica através de encontros e acompanhamento pedagógico por professores universitários, bem como a criação de grupos teatrais que culminam na apresentação pública em uma das etapas deste projeto que acontece no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, na cidade de Mossoró/RN.

Além de promover a arte educação, o FESTUERN se caracteriza como um projeto de cunho social, pois os alunos que compõem os grupos de teatro formados nas escolas buscam uma vivência coletiva através da arte cênica. Além disso, o FESTUERN distribui para instituições de caráter filantrópico todos os alimentos arrecadados durante o festival, pois o ingresso para a apresentação dos espetáculos é obtido através da troca por um quilo de alimento não perecível.

O FESTUERN, em todas as edições, sempre homenageia um artista local que desempenhou ou desempenha um papel relevante para a cultura, dedicando-o o nome do troféu, que é entregue a todos os participantes, dessa forma o FESTUERN ressalta e enaltece os valores artísticos locais.

 O FESTUERN é organizado em três fases: pré-festival, festival e pós-festival, sendo desenvolvido durante todo o ano letivo das escolas públicas do Estado.

fase pré-festival compreende no processo de preparação para participação no projeto, sendo esta a fase mais longa e a que está mais presente o caráter didático-pedagógico. Ela tem início no começo do ano e se estende até setembro, sendo composta pelas seguintes ações: seminário de planejamento, definição da arte homenageada do FESTUERN e desta forma, o(s) seu(s) homenageado(s), regulamento de participação das escolas, lançamento oficial envolvendo a inscrição das escolas, campanha publicitária, realização de oficinas de formação artístico-culturais através de módulos, acompanhamento didático-pedagógico envolvendo visitas às escolas e a montagem do espetáculo lançado na escola através de pré-estreias.

fase festival é a que compreende a apresentação dos espetáculos, resultado do trabalho artístico-pedagógico realizado ao longo de meses trabalho na fase pré-festival. Durante oito dias, no mês de outubro, o público prestigia essa produção das escolas participantes do projeto. Esta fase ocorre no mês de outubro no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado.

Na fase pós-festival que é a última etapa do projeto, é realizado o Circuito FESTUERN, em que os cinco melhores espetáculos do festival no mês de novembro fazem cinco apresentações em escola públicas de outras cidades que não foram contempladas com o projeto. Além disso, ainda constam na fase pós-festival, no mês de dezembro, o seminário de avaliação, envolvendo a coordenação do evento, docentes e discentes da UERN, tutores, estagiários, professores, diretores dos espetáculos teatrais e diretores das escolas participantes do FESTUERN e a prestação de contas aos parceiros e/ou patrocinadores.

Artistas Homenageados

CLIQUE AQUI  e veja a poesia em homenagem aos artistas plásticos por Aldaci de França

Ney Morais
O pintor e desenhista Ney Morais utiliza as técnicas de acrílico sobre tela, lápis
aquarelados, carvão vegetal, e cria estamparia em tecidos. Tem experiência e vivência
comprovada em eventos e movimentos que traduzem a arte.
Careca
O artista plástico Carlos Antônio Figueiredo, mais conhecido como “Careca”, conta
em seu currículo com 30 anos de profissão. Tendo trabalhos de sua autoria reconhecidos nacional e internacionalmente, Careca faz da pintura, principalmente em telas, a razão da sua vida. O artista é um dos poucos da categoria que pode afirmar, sem medo, que vive da arte.
Nôra Aires
A artista plástica Maria Honorata Aires, conhecida como Nôra Aires, desde criança
tem adoração por desenho. Sua forma de criar começa com uma pesquisa bem afiada
e um processo de experimentação. Trabalha com jardinagem e paisagismo, unindo a seus desenhos, pinturas e esculturas, a técnica adquirida no Curso de Agronomia. Os seus painéis em arte musiva (mosaico) enchem de cores e formas sinuosas vários pontos da cidade, possuem um tema, que são estudados e ricos em detalhes, mostrando, por exemplo, sua paixão pela vegetação e fauna típicos do semi-árido e de elementos da cultura local e regional. Nôra Aires desenvolve, também, trabalhos de colagem, street art, instalação, pirogravura, bordado e videoarte .
Marcelo Amarelo
O artista plástico mossoroense Marcelo Fernandes de Lacerda é conhecido, artisticamente, como Marcelo Amarelo. O “Amarelo” de seu nome se deve à fase de cor amarela em sua obra, que foi uma forma de expressar o seu amadurecimento como artista, criando uma linguagem para as pessoas que acompanhavam seu trabalho e o ajudaram a se consolidar como artista. Seus trabalhos estão centrados na instalação (arte visual construída em espaços de galerias e museus), grafitagem (manifestação artística com ensejo de crítica que utiliza o látex e a lata de spray como matéria-prima; a definição do termo é referente à pintura feita em parede), videoarte (forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do vídeo em artes visuais), intervenções (é o acréscimo de elementos em uma obra de arte; também usado para qualificar o procedimento de promover interferências em imagens, fotografias, objetos ou obras de arte preexistentes), performance (forma de arte que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música) e na escultura.
Laércio Eugênio
O artista plástico Laércio Eugênio desenvolve trabalhos em pintura, desenho, charges, artes gráficas, publicidade e quadrinhos. Dentre suas premiações, destacamos o primeiro lugar com o trabalho “Zabumbeiro”, no Prêmio Fomento da Fundação Municipal de Cultura de Mossoró, em 2007, e o segundo lugar no Prêmio Moacir Cirne de Quadrinhos, da Fundação José Augusto, com o trabalho “O lápis, o traço, o pincel e a cor”, no ano de 2009.
Marcelo Morais
O artista plástico mossoroense Marcelo Cláudio Morais da Silva, conhecido como
Marcelo Morais, desenha desde criança. Em 2002, morando em Cuiabá/MT, começou
a pintar profissionalmente. Utiliza em seus quadros as técnicas “óleo sobre tela” e “acrílico sobre tela”. Produz trabalhos em pirogravura, aerografia, grafite, como também, recorte MDF, utilizando esse tipo de compensado para pintar; além disso, é ilustrador de livros e cordéis. Realizou várias exposições coletivas e individuais; é fundador do grupo de artes visuais UNAP, do qual foi coordenador por dois anos, contribuindo para o despertar das artes plásticas na cidade; foi membro do Conselho Municipal de Cultura de Mossoró, e é instrutor de artes na rede estadual e municipal de ensino. Marcelo Morais encontrou-se na pintura, criando seu próprio estilo, com o qual passou a ser conhecido por retratar a cultura nordestina e, principalmente, a cultura mossoroense. Conta em seu currículo com alguns trabalhos importantes, como a pintura do rosto do cordelista Antônio Francisco e telas produzidas a partir de fotografias do repórter-fotográfico Luciano Lellys.
 

Escolas Participantes

Escola Cidade DIRED Diretor(a) Total de
Integrantes

E. E. Francisca Castro Gomes

Macaiba

Tereza Cristina Alves Ferreira

20

C.E.M Pedro Gomes

Macaiba

Klebia Melo da Silva

20

E.M. Manuel Alves

Pendências

Claudia de Sousa Beserra

15

E.M. Padre José Luiz

Pendências

Cleide Pereira Lima de Almeida

20

E. M.  Sebastião Ferreira

Pendências

Evaldo Raimundo Pereira da Silva

20

E.M. Terezinha Justo

Pendências

Francisca Aldejane de Sousa Fonseca

20

E. E. Monsenhor Honório

Pendências

João Batista Santiago de Morais

20

E.M. Maria Cleofas

Pendências

Rose Mary Ramos de Menezes Fonseca

20

E. E. Pedro Alves de medeiros

Pendências

Naura Cruz de Oliveira

20

E.M. Monsenhor Walfredo Gurgel

Alto do Rodrigues

Damiana Fernandes de Moura

20

E.M.  Francisco de Oliveira Melo

Alto do Rodrigues

Maria José Lemos dos Santos

20

E. M. Luiz Moura da Silva

Alto do Rodrigues

Maria de Fátima Silva da Cunha

15

E. M. Profª Maura de M. Bezerra

Macau

Acácia Sila Barbosa Maia

20

E. M. Justino Dantas

Currais Novos

Maria Goretti Salustiano de Santana

20

E. E. Gilberto Rola

Mossoró

12ª

Maria do Socorro Fernandes de Carvalho

20

E. E. Santo Antônio

Mossoró

12ª

Aurineide Medeiros de Macedo Caetano

20

C.E.I.P. E.V.

Mossoró

12ª

Francisco Edson

12

E. E. Raimundo Gurgel

Mossoró

12ª

Jandira Maria de Oliveira

20

E. E. Presidente Kennedy

Mossoró

12ª

Evi Maria Regis Nogueira

20

E.M. Professor Antonio Fagundes

Mossoró

12ª

José Altemar da Silva

20

E. E. Cênego Ismar Fernandes

Areia Branca

12ª

Luzineide Viana

15

E.E. Desembargador Silvério Soares

Areia Branca

12ª

Francisca Sadja de S. Barbosa

20

E. E. Dr. Edino Jales

Patu

14ª

Josineide Matias de Quiroga

20

E. E. João Godeiro

Patu

14ª

Maria das Neves Satana Neta

20

IFRN

João Câmara

16ª

Sônia Cristina Ferreira Maia

20

Total

477

Grupos Universitários

Arte Física  - UERN  - Mossoró

CAPTARTE -  UERN   - Patú

Editais

Regulamento FESTUERN 2013

Edital para bolsistas  

Resultado da seleção de bolsistas 

Edital para alunos voluntários - FESTUERN 2013 

Documentos para Inscrição

  • Anexo 01 - Ficha de Inscrição
  • Anexo 02 - Autorização dos Pais
  • Anexo 03 - Autorização do autor do Texto
  • Anexo 04 - Comprovação de Matrícula dos Alunos
  • Anexo 05 - Termo de participação
  • Anexo 06 - Termo de Autorização de Carga Horária

* Para baixar os documentos no formato word acesse: 

https://groups.google.com/d/forum/ix-festuern

Calendário

Cronograma de Atividades Artísticas e Pedagógicas do FESTUERN 2013

Data

Horário

Local

Atividade

Equipe

12 de Agosto

15h30

Sala de Vídeo da FE

UERN

Encontro das Equipes

Artística e Pedagógica

26 de Agosto

manhã e tarde

C.E.I.P.E.V.

Módulos de formação

Mossoró*

Artística e Pedagógica

30 de Agosto

manhã e tarde

Centro Tecnológico

Módulos de formação

Pendências**

Artística e Pedagógica

09 a 13 de Setembro

manhã e tarde

Escolas

inscritas

Visitas das equipes

Artística e Pedagógica

16 de Setembro

manhã e tarde

C.E.I.P.E.V.

Módulos de formação

Mossoró*

Artística e Pedagógica

20 de Setembro

manhã e tarde

Centro Tecnológico

Módulos de formação

Pendências**

Artística e Pedagógica

30 de Setembro a

04 de Outubro

manhã e tarde

Escolas

inscritas

Visitas das equipes

Artística e Pedagógica

08 a 11 de Outubro

manhã e tarde

Escolas

inscritas

Pré-estreias

Artística e Pedagógica

* Para as escolas dos municípios de Mossoró, Areia Branca, Patu e Currais Novos

** Para as escolas dos municípios de Pedências, Alto do Rodrigues, Macau, João Câmara e Macaíba

Calendário Geral do FESTUERN 2013

Pré Festival Inscrições 14 de junho a 05 de julho
Resultado 19 de julho

Oficinas Artísticas e Pedagógicas

Agosto e Setembro
Pré Estreias nas Escolas/comunidades Outubro
Festival

Apresentações dos Espetáculos/Escolas

No Teatro Municipal Dix-huit Rosado em

Mossoró/RN.

24 a 31 de Outubro
Pós- Festival Circuito FESTUERN Novembro

Pré-estreias

TODAS AS ESCOLAS PARTICIPANTES DO FESTUERN 2013, DEVERÃO REGISTRAR AS SUAS PRÉ-ESTREIAS. OS REGISTROS PODERÃO SER FEITOS COMO FOTOGRAFIA OU VÍDEO, E DEVERÃO SER ENVIADOS PARA O EMAIL DO NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO DO FESTUERN nucleodecomunicacaofestuern@gmail.com, NO PERÍODO DE 08 A 11 DE OUTUBRO.

Programação

CLIQUE AQUI e veja os horários de ensaio das peças no teatro.

CLIQUE AQUI e veja a Programação Oficial entre 24 a 31 /10/2013 no teatro.

Oficinas Artísticas

MÓDULO

TEMÁTICA

CONTEÚDO PROPOSTO

C/H

Primeiro

Jogo e Encenação

* Metodologia dos jogos teatrais;

* Jogos e improvisação.

13h

Segundo

Dramaturgia

* Técnicas de roteirização;

* Estímulos criativos com imagens, fragmentos de textos literários;

* Colagem e construção de escrita cênica.

7h

Terceiro

Corpo e Expressão

* Consciência Corporal;

* Expressão e encenação;

* Danças populares e tradicionais.

13h

Quarto

Teatro como recurso Pedagógico

* Relatos de professores (e demais envolvidos com o trabalho de teatro na escola);

* Vivência prática com utilização de recursos audiovisuais.

7h

 

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL – 40 HORAS

Atividades Pedagógicas

Etapa 1 – Análise do texto ou roteiro teatral pela equipe pedagógica do FESTUERN verificando quais eixos transversais poderão ser abordados pelos professores das escolas contempladas;

Etapa 2 - Visita às escolas pelos professores da equipe pedagógica a fim de propor um cronograma de atividades que levem o aluno a reflexão sobre temas a serem abordados com base na peça da referida escola contemplada. Estas atividades poderão ser palestras, encontros, visitas a locais específicos, feira de ciências, etc.

Etapa 3 - Acompanhamento das atividades propostas pela escola – serão realizadas visitas entre os meses de junho a setembro de 2013 para o acompanhamento das atividades;

Etapa 4 – Avaliação das atividades pedagógicas desenvolvidas na escola – ocorrerá durante as visitações mensais onde serão observadas o envolvimento de alunos e professores para a realização das atividades.

Conteúdo para Módulos

Clique nos textos abaixo

Modulos 1 e 2 - Como escrever uma peça de teatro

                       Dinâmicas para Teatro

Data de Visitas

CLIQUE AQUI e veja a relação das equipes artísticas e pedagógicas do FESTUERN 2013 e suas escolas responsáveis para visitações.

Notícias

FESTUERN 2013

Por Talyze Rebouças - Núcleo de comunicação FESTUERN 2013

FESTUERN 2013 homenageará seis artistas plásticos de Mossoró

O FESTUERN 2013 promete um show de emoção e sentimentos, o que não foge das expectativas sempre superadas das edições anteriores, buscando descobrir novos artistas potiguares, esse ano, o evento valorizará os artistas já consagrados da cidade.

Essa edição, que traz como tema as artes plásticas, homenageará seis artistas locais, sendo eles, Marcelo Amarelo; Marcelo Moraes; Nora Aires; Ney Moraes; Laércio Eugênio e Careca. No evento, os artistas, além de terem algumas de suas obras expostas, terão a oportunidade de expandir seus trabalhos para outras culturas.

O evento acontecerá de 24 a 31 de outubro no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado.

Outras Notícias

FESTUERN 2013 tem nova data

Festuern 2013 chega a fase das pré-estreias

Faltando 16 dias para o festival, a cidade de Pendências recebe última etapa de oficinas

Atividades dos módulos de formação acontecem na cidade de Pendências

A equipe artístico e pedagógica do FESTUERN 2013 conclui hoje a segunda etapa dos módulos de formação em Pendências

Projetos de extensão possibilitam maior aproximação da Uern com a comunidade 

Contagem regressiva para o grande dia

Fim da primeira fase de visitas

Festuern Abre Inscrições

FESTUERN lança regulamento

Abertas as inscrições para escolas públicas interessadas em participar do Festuern 2013

Edital de participação para o Festuern será lançado nesta sexra, 14

Vídeos

Veja aqui videos sobre o FESTUERN em edições anteriores.

19/09/2012 - Vinheta Circuito FestUERN de Areia Branca

http://www.youtube.com/watch?v=T_Vv6YjJEMs

11/05/2012 - Bastidores do VIII FESTUERN

http://www.youtube.com/watch?v=JkscVT4jc-M

10/05/2012 - Escola Municipal Antônio Fagundes

http://www.youtube.com/watch?v=Pio_GOKSYjw

07/05/2012- Cerimônia de abertura do FESTUERN

http://www.youtube.com/watch?v=s_-E42f5xXk

20/04/2012 - Lançamento do VIII FESTUERN

http://www.youtube.com/watch?v=hIufsaFOEG8

28/06/2011 - Visitas de coordenadores do FESTUERN nas escolas

http://www.youtube.com/watch?v=ySaXkXBynvU

28/03/2010 - VII FESTUERN

http://www.youtube.com/watch?v=EK7EDTpE7x8

25/02/2010 - Comercial - VII FESTUERN

http://www.youtube.com/watch?v=Akf8XKZg8Gg

Boletins

28\10\2013 - Momento FESTUERN na TCM - entrevista com alunos atores - por Vilsemar Alves

http://www.youtube.com/watch?v=MUuaqTKBgJg

27/10/2013 - Momento FESTUERN na TCM e saiba como adquirir seu ingresso - por Bianca Costa

http://www.youtube.com/watch?v=Jmj5ptBTzLU

26/10/2013 - Momento FESTUERN 2013 na TCM com o homenageado das Artes Plásticas Ney Moraes

https://www.youtube.com/watch?v=8xuBYt9rH-k

16/09/2013 - Boletim 6 - Visita da Equipe Artística e Pedagógica a João Câmara

http://www.youtube.com/watch?v=I7E6EMlxT7E&feature=youtu.be

16/09/2013 -  Boletim 5 - Visita da Equipe Artística e Pedagógica a Maísa

http://www.youtube.com/watch?v=Qy_cnNvqbuo

30/08/2013 - Boletim 4 - Oficinias Artísticas e Pedagógicas em Pendências

http://www.youtube.com/watch?v=ygbHz8qNVMw

26/08/2013 - Boletim 3 - Oficinias Artísticas e Pedagógicas em Mossoró 

http://www.youtube.com/watch?v=KRh_Sqnn9Ho

26/08/2013 - Boletim 2 - Oficinias Artísticas e Pedagógicas em Mossoró 

http://www.youtube.com/watch?v=1dRcI80nTnY

26/08/2013 - Boletim 1 - Oficinias Artísticas e Pedagógicas em Mossoró 

http://www.youtube.com/watch?v=w3_eVlBgwPs

Fotografia FESTUERN 2013

Você que está na plateia no dias de apresentações do FESTUERN 2013, poderá participar do nosso concurso FOTOGRAFIA FESTUERN. Para participar é simples, basta adicionar o FESTUERN PROEX como amigo no facebook e nos marque na sua foto para sabermos quem foi o autor. Faça quantas fotos quizer!!

Ao final, as cinco fotos mais curtidas aparecerão na solenidade de encerramento do FESTUERN 2013 no dia 31 de outubro no palco do Teatro Dix Huit Rosado e os ganhadores receberão um kit do evento.

ATENÇÃO !! Não esqueça de adicionar o FESTUERN PROEX como amigo no Facebook!

Participe!!

Projeto Janelas Musicais

Este projeto tem por objetivo apresentar atrações musicas por alunos e professores do Conservatório de Música e do Departamento de Artes da UERN no intervalo dos espetáculos teatrais do FESTUERN.

CLIQUE AQUI e vejam a nossa programação.

Equipe e Contatos

NOME            

TELEFONE

E-MAIL

Prof. Ms. Adalberto Veronese da Costa – Coord. Geral

3315-2126

adalberto.ef@g-mail.com

EQUIPE EXECUTIVA

 

 

TNS. Esp.Demostenes Vieira Targino – Coordenador

3316-2868

demostenestargino@hotmail.com

TNS. Dra. Ligia Maria Bandeira Guerra – Coordenador

3315-2234

ligiaguerra@uern.br

TNS. Esp. Rubia Maria de Lima – Membro

3315-2184

rubialima@outlook.com

TNS. Arlete Jácome de Lima – Membro

3315-2126

arletejacome@hotmail.com

EQUIPE ARTÍSTICA

 

 

TNS. Ms. Raimundo Nonato Santos da Costa - Coordenador

3315-2126

ranato47@hotmail.com

TNM. Esp.Sadraque Eduardo Tavares Mendonça – Membro

3315-2126

sassaeduardo@hotmail.com

TNS. Jocelito Barbosa de Goes – Membro

3315-2126

jocelitogoes@gmail.com

TNS. Esp. Evandro Hallyson Dantas Pereira – Membro

3315-2125

hallysondantas@hotmail.com

EQUIPE PEDAGÓGICA

 

 

Prof. Ms.José Márcio da Silva Costa – Coordenador

99152415

marcio_arte@yaho.com

Prof. Ms. Akailson Lennon Soares – Membro

88635954

akailsonsoares@uern.br

Profa. Ms.Danielle de Sousa Bessa – Membro

88090736

daniellebsantos@hotmail.com

Profa. Ms. Claudia dos Reis Lisboa – Membro

99048007

kallsport@yahoo.com.br

Profa. Esp. Kardenia Almeida Moreira – Membro

88217976

kardeniaam@hotmail.com

Prof. Dr. Luiz Di Souza – Membro

88830970

luizuern@bol.com.br

Prof. Ms. Etevaldo Almeida Silva – Membro

88338879

etevaldoal@hotmail.com

Profa. Esp. Silvia Helena de Sá Leitao Morais Freire  - Membro

88531751

silviahpedagogia@gmail.com

Profa. Esp. Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes – Membro

88892221

aleksandrandre@hotmail.com

TNS. Esp. Erika Larissa de Oliveira Silva – Membro

96980552

erikalarissa@uern.br

Prof. Esp. Falconiere Leone Bezerra Oliveira – Membro

88681968

falconiereleone@gmail.com.br

NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO

 

 

TNM. Icaro Dias Diógenes – Coordenador

3315-2126

icarodiasuern@yahoo.br

TNM. Cicero Pascoal Pinto – Membro

3315-2126

ciceropascoal@globo.com

TNS Esp. Iuska Kaliany Freire de Oliveira – Membro

3315-2144

yuskafreire@gmail.com

TNM Osiel Oliveira Peixoto – Membro

3315-2227

ozielpeixoto@hotmail.com

Outros Contatos

PROEX - 3315-2184/3315-2182    proex@uern.br

DECA - 3315-2126    deca.proex@uern.br


Atualizado por: Demóstenes Vieira Targino em 13/08/2014 (Setor para Contato: PROEX - Assessoria )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | proex@uern.br | (84)3315-2183
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^