História


HISTÓRIA DA PROEX

A extensão universitária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN data do ano de criação da própria instituição, em 1968. O primeiro órgão criado para dirigir as ações extensionistas na universidade foi o Centro de Desenvolvimento Regional do Rio Grande do Norte - CENDERN, cujas prioridades eram as ações de assistência técnica às prefeituras de Mossoró e região, extensão agroindustrial e ações comunitárias. No ano de 1972, com o crescimento das ações extensionistas, criou-se o Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária - CRUTAC, com o objetivo de desenvolver atividades sociais, educativas e culturais nas comunidades rurais.

Reitor

O ano de 1973, através do Ato Executivo n°. 006/73 ASFURRN, de 13 de junho de 1973 é marcado pela criação da Pró-Reitoria de Extensão com a composição dos seguintes órgãos: Centro de Desenvolvimento Regional do Rio Grande do Norte - CENDERN, Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária - CRUTAC, Centro de Estudo do Menor e Integração da Comunidade - CEMIC e Centro Experimental de Estudos e Pesquisas sobre o Sal - CEPS.

Sal

Com o passar dos anos, a Pró-Reitoria foi conquistando uma nova estrutura organizacional e além do Gabinete da Pró-Reitoria e do Pró-Reitoria Adjunta, da Comissão de Extensão, da Assessoria Técnica, da Secretaria Executiva e do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária - CRUTAC, três órgãos foram criados para responderem as demandas locais: o Centro de Estudos e Programação Cultural (1985), o Conservatório de Música D'alva Stella Nogueira Freire (1988) e o Departamento de Programas e Cursos de Extensão - DPCE (1995).

nutrição

Além desses órgãos, destacam-se projetos e grupos culturais de continuidade: Grupo de Teatro - GRUTUM (1989), Projeto Outras Falas (1990), Grupo de Dança (2003) e Festival de Teatro da UERN - FESTUERN (2003).

festuern

Outros marcos importantes no contexto da expansão da PROEX ganham destaque, como as realizações do Encontro de Pesquisa e Extensão e o do Colóquio de Extensão, que datam desde 1994 e 2006, respectivamente.   

encope

Nesse panorama de crescimento e valorização cultural, e para atender demandas e potencialidades diagnosticadas, a Pró-Reitoria de Extensão expande sua estrutura funcional transformando seus departamentos em Diretorias; Desenvolvimento Social - DIRDES, Educação, Cultura e Artes - DECA, Institucionalização de Ações de Extensão - DIA e Conservatório de Música D'alva Stella Nogueira Freire.

Em 2015, em virtude de um processo de reordenamento geral que a UERN passou, a Pró-Reitoria de Extensão sofre uma nova mudança estrutural, em que a DECA é mantida e a DIRDES e a DIA juntam-se para formarem a Diretoria de Extensão (DIEX). Além disso, o Conservatório de Música foi transferido para o Departamento de Música e o Complexo Cultural da UERN, localizado em Natal, foi vinculado à PROEX.  


Atualizado por: Demóstenes Vieira Targino em 22/05/2017 (Setor para Contato: PROEX - Departamento de Gestão de Convênios e Contratos )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | proex@uern.br | (84)3315-2183
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^